sábado, 20 de fevereiro de 2010

Vitória da mobilização: portarias convocando concursados da Saúde federal serão publicadas dia 22

Saúde Federal

Vitória da mobilização: portarias convocando concursados da Saúde federal serão publicadas dia 22
19/02/2010

Por Olyntho Contente



Da Redação do Sindsprev/RJ



O número de convocados do concurso de 2005, feito, inicialmente para suprir 3.490 vagas nos hospitais federais, deverá atingir mais de 10 mil servidores, com a publicação de duas portarias, no próximo dia 22. Uma delas prevê a convocação de 1.130 novos profissionais de saúde para o Hospital de Traumato-Ortopedia, e, a outra, o preenchimento de vagas de pessoas que passaram no concurso, mas não assumiram o cargo, e as que, após terem sido nomeadas, saíram da rede de hospitais federais. A informação é da diretora do Sindsprev/RJ, Cristiane Gerardo, para quem as convocações são uma importante vitória conquistada pela mobilização dos concursados, do Sindicato e de toda a categoria.



“Esta é uma vitória importante da mobilização dos profissionais de saúde que estão no banco de espera do concurso de 2005 e de todo o movimento social”, afirmou. Na avaliação da dirigente, a ampliação do número de convocados significa, também, a derrota da política das fundações estatais de direito privado e um avanço na direção do fim da precarização da relação de trabalho nas unidades subordinadas ao Ministério da Saúde. Cristiane advertiu, no entanto, que o preenchimento destas vagas não resolve o problema do imenso déficit de pessoal ainda existente, tanto nas unidades federais, quanto nas refederalizadas. “Ainda não temos um número exato, mas, principalmente devido às aposentadorias, há uma necessidade maior de convocações para as unidades do Rio”, acrescentou.



Também diretora do Sindicato, Edna Theodoro, comemorou a conquista, mas afirmou que a luta tem que continuar, pela realização de novos concursos. “Ainda há milhares de aprovados no banco de espera e um déficit de pessoal, cuja tendência é de crescimento. Nossa estimativa é de que, nos próximos anos, pelos menos 17 mil servidores da saúde federal deverão se aposentar”, avaliou. A dirigente defendeu como parte das reivindicações, a exigência do fim do decreto de calamidade pública que permite a contratação de mão de obra sem concurso, o que tem gerado distorções salariais e dificultado a negociação do Plano de Carreira, Cargos e Salários.



Para onde



Os convocados irão para as unidades federais (Hospital Geral de Bonsucesso, Hospital dos Servidores e Hospital de Cardiologia Laranjeiras) e para as refederalizadas (Hospital de Ipanema, Hospital da Lagoa, Hospital do Andaraí e Hospital Geral de Jacarepaguá). O Instituto de Traumato Ortopedia (Into) receberá o maior número de novos servidores, 1.130,

O concurso de 2005 foi realizado, inicialmente, para preencher 3.490 vagas, o que aconteceu em maio daquele ano. A pressão das mobilizações dos concursados fez com que mais 1.316 fossem chamados em abril de 2007 e mais 4.116 em 2009. E, agora, um número ainda não definido de profissionais vai assumir as vagas não preenchidas pelas convocações já realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário